OUSE

''Ouse sonhar pois os sonhadores vêem o amanhã
Ouse fazer um desejo, pois desejar abre caminho para a esperança e é ela que nos mantêm vivos
Ouse buscar as coisas que ninguém mais vê
Não tenha medo de ver o que os outros não podem
Acredite na magia, pois a vida é cheia dela
Mas acima de tudo, acredite em si mesmo, porque dentro de você reside toda magia da esperança, do amor e dos sonhos de amanhã!''

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Atraso para tirar a carta de motorista,

Eu acabei de fazer 18 anos e fui direto tentar tirar a carta de motorista, e o que posso dizer é que nunca achei que o processo fosse tão exaustante. Nove dias de aula, é esse o tempo necessário para a realização do exame teórico, no entanto, são poucos os que conseguem concluir o curso em nove dias. Não podemos nem dizer ‘’concluir o curso’’, pois teoricamente o curso foi concluído, já que as aulas foram dadas e devidamente assistidas, mas sim, são poucos os que conseguem confirmar as aulas pelo site do Detran. A cena chega a ser patética: vinte cinco pessoas em volta de apenas um único computador, cruzando os dedos para que o sistema funcione. Nessa hora vale tudo: fazer carinho no computador, entrar e sair da sala para ver quem está dando azar, fazer o telefone tocar e outras tantas superstições. O tempo passa, e nada adiantou, a digital não passou. E agora? Agora? Agora é hora de se conformar que terá que se esperar mais um dia, que a sua carta de motorista vai demorar mais um dia para chegar. Que o seu compromisso do dia seguinte terá que ser desmarcado, pois você terá um compromisso com alguém maior: o sistema, que pode ser que esteja lá pronto para te atender no horário que você marcou, ou não. E lá estará você na mesma cena patética por mais uns dias, esperando o sistema aparecer.
Tanta espera me fez entender o que estava fazendo tirar uma carta de motorista ser tão complicado. Antigamente, quem fazia a coleta das digitais dos alunos e mandava para o DETRAN eram empresas privadas, contratadas pelos cfcs e auto- escolas. No entanto, em 2008, foram identificados muitos motoristas com habilitação D (hábeis para direção de veículos de alta carga) analfabetos, indicando uma fraude na concessão de CNHs, uma vez que a alfabetização é condição necessária para a habilitação do motorista. Dessa forma, em 29 de agosto de 2008, o CONTRAN (conselho nacional de transito), determinou que as coletas de digitais fossem responsabilidade exclusiva dos estados e do DF. Assim, o DETRAN juntamente com a PRODESP(Companhia de processamento de dados do estado de SP) passaram a ser os responsáveis pelo novo sistema de operação.
Agora, pensemos. A maior diferença entre o sistema atual e o sistema antigo é a troca das empresas. Antigamente, era uma empresa privada, hoje, é a PRODESP. E porque essa troca diminuiria a fraude? Desculpa, mas o fato do controle agora estar sendo administrado por um órgão do governo não nos trás a mínima segurança, já que a fraude se quiser ser feita, existirá da mesma maneira. Seria hipocrisia, nós que já deparamos com tantos roubos de políticos em nosso país, falarmos que todas as pessoas que trabalham para o governo são honestas. Além disso, está claro pelo menos para todos os usuários desse novo sistema, que ele é ineficiente e despreparado para tanta demanda, confirmando a impressão do presidente do sindicato da auto moto escolas e centro de formação dos condutores do estado de são Paulo, de que estavam ‘’construindo um avião no ar.’’ Então, paremos, paremos de fingir que o sistema indicará melhorias, pois até agora, depois de quase um ano que foi implantado em Santana de Parnaíba, não há nenhuma faísca delas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário